quinta-feira, 20 de março de 2008

Feliz Pascoa

Aqui na India, a pascoa e muito diferente os indianos, que seguem a religião hindu, promovem o festival Holi, para lembrar como o deus Krishna apareceu.
As pessoas dançam, tocam flautas e fazem comidas especiais.
As cores enchem as ruas atirando abeer e gulal no ar mostrando grande alegria na chegada da Primavera .
E a melhor epoca para celebrar. Dias antes do Holi, os mercados ficam cheios com as cores . Este acertadamente define o humor do povo ate a data efetiva de Holi.
E um colorido muito alegre veen-se enormes pilhas de vermelho brilhante, magenta, rosa, verde e azul que todos nas ruas. Fazendo a alegria das casas e das familias.
Criancas tem de ser os primeiros a aplicar cores na Mae, Pai, irmãos e em seus amigos. Ninguém pode deixar de ser colorido por eles e, naturalmente, para que eles precisam cor.
Nestes dias, é fácil de comprar cores do mercado, mas ainda há quem faça retomar a tarefade fazer as cores em casa, geralmente a partir de flores de tesu e palash. A outra opção é comprar gulal que vem em tons de rosa brilhante, magenta, vermelho, amarelo e verde. 'Abeer' é feita de pequenos cristais ou papel como chips de mica.
Este é misturado com o gulal para um rico brilho. Qualquer que seja a escolha de cores, ninguém permanece com a cor original no final do dia. E, nao so as crianças, mas os jovens e os velhos, que tanto se divertem com esta alegre festa de cores. O seu entusiasmo vezes as e maior do que a dos seus filhos ,eles esquecem as barreiras de idade e seguem seus corações. Para a juventude, o festival da a chance de explorar o seu entusiasmo e de expressar seu amor à sua amada, aplicando cor.
Vemos mais homens e criancas nas ruas do que mulheres.
As mulheres muito cedo comecam a fazer os preparativos para o festival holi elas cozinham cargas de gujiya, mathri e papri para a família e também para os familiares. Em alguns lugares especialmente no norte mulheres também fazer papads e batata frita neste momento.
Então, é hora de visitar os amigos e experimentar o que cada um preparou! O dono da casa costuma marcar a testa de seus convidados com pó colorido.
HOLI e conhecido tambem como festival das cores.
A Pascoa do Senhor, comemorada no Brasil, semana santa, missa......tenho saudade de tudo isso....saudade da minha familia filhos...................espero que passe depressa minha estada aqui.
Vamos enfrentar mais esse festival e ver o que posso aprender com isso.
FELIZ PASCOA
QUE DEUS RENASCA NOS CORACOES E RENOVE A VIDA DE CADA UM DE NOS
PAI NOSSO
Pai Nosso que estais n0 ceu
santificaado seja o vosso nome
venha a nos ao vosso reino
seja feita a tua vontade assim na terra como no ceu
o pao nosso de cada dia
nos dai hoje
perdoai as nossas ofencas
assim como nos perdoamos a quem nos tem ofendido
e nao nos deixeis cair em tentacao
mais livrai-nos do mal
amem

Nenhum comentário: